interdisciplinaridade
2013
INTERDISCIPLINARIDADE
INTRODUÇÃO:
A interdisciplinaridade tem como função relacionar várias disciplinas para o enriquecimento do conhecimento entre as mais diversas áreas do saber. O termo interdisciplinaridade tem origem nas palavras “disciplinar”, relativo à disciplina e “dade”: resultante de uma ação, onde a interação das disciplinas geraria a ação esperada (Andrade, 1998).
No contexto da interdisciplinaridade cada um de seus componentes é modificado e passam a exercer mútua dependência entre si, de forma colaborativa onde um não permanece o mesmo sem o outro (Fazenda, 1994).
Para JAPIASSU(2006), a interdisciplinaridade pode ser caracterizada pela intensidade das trocas entre os especialistas e pelo grau de conexão real das disciplinas no interior de um mesmo projeto de pesquisa. Já nos documentos oficiais encontram-se várias referências à interdisciplinaridade e à organização do currículo, entre elas, podemos citar: [...] buscamos dar significado ao conhecimento escolar, mediante a contextualização; evitar a compartimentalização, mediante a interdisciplinaridade; e incentivar o raciocínio e a capacidade de aprender (BRASIL, 2002a, p. 13).
É um processo de integração recíproca entre várias disciplinas e campos de conhecimento. Constitui uma associação de disciplinas, por conta de um projeto ou de um objeto que lhes sejam comuns. Sendo a integração de dois ou mais componentes curriculares levando a construção do conhecimento. Uma resposta frente as necessidades de uma reconciliação epistemológica que busca conciliar os conceitos pertencentes a diversas áreas do conhecimento com objetivo de promover avanços na produção e construção do conhecimento.
Desenvolvimento A prática interdisciplinar tem sido cada vez mais abraçada pelos educadores, uma vez que esta postura leva à construção do conhecimento de forma geral.
A interdisciplinaridade começou a ser