Interdisciplinaridade
Em seguida, a educadora deverá realizar uma pesquisa de campo com os alunos levando-os para conhecer a cozinha da escola e realizar a observação dos alimentos utilizados para o preparo da merenda e confrontar com os alimentos utilizados pelos índios buscando a descoberta dos alunos sobre a origem de alguns dos alimentos do nosso dia-a-dia, como a farinha que é feita da mandioca, que é uma raiz. O educador deverá explorar também com o auxílio de ilustrações alguns dos costumes de higiene com o corpo e os instrumentos musicais que herdamos da origem dos povos indígenas.
Os projetos didáticos podem envolver várias disciplinas, porém, isso não deve ser obrigatório. Projetos didáticos são importantes porque abrem novas possibilidades de aprendizagem aos estudantes: viver situações em que é necessário tomar uma decisão sobre que caminho seguir; aprender a fazer um cronograma, considerando uma meta e as condições iniciais para realizar o projeto; decidir que estudos realizar para resolver um problema; compreender um processo de transformação ou uma questão política; predispor-se a analisar uma situação social complexa e situar quais disciplinas fornecem conhecimentos para esclarecê-la.
É preciso ressaltar que a avaliação de um projeto didático deve levar em conta, principalmente, as aprendizagens realizadas pelos alunos durante sua realização. Um projeto é bom pelas aprendizagens que proporciona a seus alunos, não pela qualidade pontual de seu produto final. Fazer uma apresentação considerada linda pelos pais pode ser até importante para as relações da escola com eles, mas não garante a realização das aprendizagens que justificaram o projeto, quando de seu planejamento.