Interdisciplinaridade
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 6 REFERÊNCIAS 7
1 INTRODUÇÃO
Vários são os desafios da educação, a interdisciplinaridade oferece uma nova postura, uma mudança que visa proporcionar a construção de um conhecimento globalizante, rompendo com as barreiras e individualidade das disciplinas.
Não basta apenas compreender e integrar conteúdos, o professor deve mudar suas atitudes tendo mais envolvimento, compromisso com a realidade, buscando sempre um trabalho novo para a melhoria no processo de ensino.
O grande desafio dos professores esta em sugerir atividades que busquem explorar, atingir objetivos numa ação conjunta e seqüencial, sem que os atuais objetivos das disciplinas sejam alterados.
Trabalhar nessa perspectiva exige uma postura do professor que vai além do que está descrito nos PCNS, pois é necessário que ele assuma uma atitude objetiva e que faça o uso de metodologias didáticas adequadas para essa perspectiva.
A construção desse trabalho interdisciplinar encontra muitas dificuldades nas escolas, dificuldades às vezes impostas pelos próprios professores que possuem uma visão fragmentada do assunto.
2 DESENVOLVIMENTO
A interdisciplinaridade chegou ao Brasil na década de 60, com influência na elaboração da Lei de Diretrizes e Bases Nº 5.692/71. Com a nova LDB Nº 9.394/96 e com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) se tornou mais presente no ambiente escolar.
Libâneo (2001, p.31) conceitua a interdisciplinaridade como:
(...) a interação entre duas ou mais disciplinas para superar a fragmentação, a compartimentalização de conhecimentos, implicando em troca entre especialistas de vários campos do conhecimento na discussão de um assunto, na resolução de um problema, tendo em vista uma compreensão melhor da realidade. O autor relata claramente