INTERDISCIPLINAR COOPERATIVA
No dia 20 de novembro de 2013, este grupo de acadêmicos do 2º período de Ciências Contábeis da turma CON131N03 visitou a Cooperativa de transporte de turismo ambiental, chamada SOLINEGRO.
A história sociológica desta Cooperativa começou no ano de 2000 devido a um vazamento de óleo no rio negro, então, a comunidade se reuniu e entrou com uma ação na justiça contra a Petrobrás. Causa ganha, a justiça determinou algumas ações em prol da comunidade visando à geração de emprego e renda. A comunidade se organizou, formou comissões (saúde, segurança, emprego e renda), bem como propostas como café regional e canoas turística. O café regional não avançou e a canoas turística continuou – a proposta deu certo. O tema em foco pela sociedade na época era água (poluição e conservação) dando a ideia de criar à cooperativa. Cinco foram as comunidades que aderiram: Terra Nova,Xiborana, Catalão, Vila da Felicidade e Careiro da Várzea.
Quanto à qualificação profissional, 90% dos cooperados tem ensino fundamental incompleto, alguns completo, outros ainda somente através da cooperativa tiveram acesso a leitura, pois a maioria são ribeirinhos, moram em flutuantes onde o acesso as escolas é difícil, porém lutaram com o objetivo de ter uma economia solida, criação de emprego, melhor distribuição de renda e preservação do meio ambiente. Tendo a cooperativa Solinegro apoios do SEBRAE, OCB, PREFEITURA DE MANAUS, UFAM e outros que serviram de incubadora para a constituição da cooperativa, fornecendo principalmente cursos ligados ao ramo.
A filosofia da cooperativa, como já foi mostrada, não é somente ter uma preocupação com o meio ambiente, mas uma ação em prol do mesmo, com a geração de emprego e renda, sustentabilidade, pois os cooperados antes de guias são moradores desses locais, que nasceram e cresceram nele e quando levam os turistas para conhecer o encontro das águas, botos e etc. Levam também a ter consciência ecológica, a não poluírem e