Interdependência entre os países desenvolvidos e os países em desenvolvimento
Trabalho realizado por:
Beatriz Agostinho, nº2
Carina Gameiro, nº3
Joana Moleirinho, nº11
Rafaela Magalhães, nº18
Amor, 7 de Janeiro de 2011 Stephanie Pedro, nº24
Índice
Introdução 3 Factores internos 4 Qual é a importância do comércio mundial? 11 Como se organiza o comércio mundial? 16 Quais as características do sistema económico mundial? 18 Glossário 23 Conclusão 24 Bibliografia 26
Introdução
Neste trabalho iremos falar da interdepêndecia entre os países desenvolvidos e em desenvolvimento, isto é porque é que uns dependem dos outros. E se esse dependencia é importante para ambos, que vantagens trazem uns aos outros e que relação tem.
Vamos abordar este tema falando nos dois de economia, a central e a periferica e associar cada uma delas aos paises em desenvolvimento e desenvolvidos; vamos falar da lei de oferta e da procura; da importância do comércio para os países entre outros.
Factores internos
A população de um país é importante para que este cresça, mas quando em excesso o país torna-se incapaz de oferecer-lhes os recursos necessários para a sua sustentabilidade, assim a população em vez de ser um recurso importante para o desenvolvimento de um país torna-se um impedimento.
Devido ao excessivo crescimento demográfico a população sente a necessidade de explorar mais as terras para que a produção dos alimentos seja maior e assim conseguirem os recursos necessários à sua subsistência. Mas com a cultivação intensiva dos terrenos começou a haver um esgotamento dos solos e erosões dos mesmos. Em algumas regiões ainda eram utilizadas um tipo de agricultura mais primitiva, a agricultura de queimada, que consiste na queima de florestas para o arroteamento de terras e o aproveitamento das cinzas conduzindo assim à desflorestação (Figura 1), tornando-se provavelmente uma