Intercâmbio de Jovens do Rotary
O Intercâmbio de Jovens do Rotary ou Programa de Intercâmbio de Jovens (PIJ) é um dos principais projetos do Rotary International . Desde a década de 20, o Rotary International tem mandado jovens mundo afora para experimentar novas culturas. Todos os anos, milhares de estudantes do ensino médio são patrocinados por Rotary Clubs no mundo todo.
Atualmente, 82 países estão envolvidos no Programa de Intercâmbio do Rotary International que conta com a participação de, aproximadamente, 9000 jovens todos os anos.
Com mais de 32.000 clubes em todo o mundo, o Rotary International conta com uma imensa rede de voluntários prontos para servir dentro ou fora de suas comunidades, patrocinando um dos maiores programas de intercâmbio de jovens do mundo.
No Brasil, a procura pelos serviços do Rotary é intensa. Em 2001, por exemplo, o número de intercambistas envolvidos bateu o recorde com a marca de 1023 jovens, o que representou 55% dos intercambistas da América Latina.
Benefícios para os intercambistas
Ampliar a visão de mundo com o exercício de hábitos e costumes diferentes.
Aprender a melhor enfrentar difíceis situações e a tomar decisões.
Desenvolver maior capacidade de liderança.
Aprender uma língua estrangeira e tornar-se mais qualificado para uma colocação profissional.
Estudar e observar aspectos interessantes da vida e cultura do país hospedeiro.
Agregar informações e conhecimentos variados que farão diferença no futuro.
Conviver com os problemas e as soluções nas comunidades de um país diferente, exercitando a boa-vontade e o entendimento entre as nações (um dos princípios do Rotary).
Poder agir como embaixador do país de origem, levando aos Rotary Clubes e aos grupos de jovens de seu país hospedeiro um maior conhecimento sobre suas origens.
Em Luis Eduardo Magalhães, recebemos no período 2012/2013 o intercambista mexicano Eduardo Barroso .Atualmente, a intercambista americana Miranda residirá no período 2013/2014 em