Intercorrencias que ocorrem em Laboratorio de Analises Clinicas
Atendimento ao Paciente
Em qualquer coleta de material biológico é indispensável a apresentação do documento do paciente, como o R.G, cartão do convênio ou similar. Sendo assim, deve-se abordar o paciente sempre pelo seu nome completo evitando a troca de identidade pois pode existir outro paciente aguardando com nome muito semelhante ou até mesmo igual.
As informações mínimas que devem ser adquiridas dos pacientes são: nome completo (sem abreviações), idade e data de nascimento, telefone para contato, medicamentos que faz uso, inclusive anticoncepcionais, fórmulas ou chás emagrecedores e data da última menstruação. A maior quantidade de dados possíveis deverá ser obtida do paciente. Essas informações são de grande importância para os setores que irão realizar e liberar o laudo dos exames. Além disso, caso haja necessidade do pedido de uma nova coleta, o contato com o paciente será necessário.
O profissional que realizará a coleta deve mostrar-se sempre seguro e confiante perante o paciente e explicar-lhe como será o procedimento, muitas vezes pode haver dor ou medo e o profissional deve sorrir e ser amável passando segurança e tranquilidade ao paciente. Além disso, o profissional deve ter uma boa aparência, usar roupas brancas e limpas, sapatos fechados, avental limpo e bem passado, cabelos presos, brincos e jóias curtas que não atrapalhem a manipulação.
Os exames solicitados pelo médico (a) do paciente deverão estar escritos na Solicitação Médica.
É importante observá-la cuidadosamente para que todas as informações contidas sejam visualizadas e para que não faltem informações e dados importantes do paciente. De acordo com a Solicitação Médica, deve-se identificar os exames solicitados e orientar-se sobre a coleta de cada exame no Manual de Exames do laboratório, onde constam os materiais, os recipientes de coleta, os volumes de amostra e as condições necessárias referentes a cada exame.
É