interbase
Firebird e Interbase
O Passado, o Presente e o Futuro
Lisboa, Agosto de 2002
Introdução
Esta é a primeira de uma série de crónicas que vou escrever em exclusivo para a Comunidade
Firebird de Língua Portuguesa. Com elas, espero resumir as respostas que tenho vindo a dar a tantos que, iniciando nesta base de dados, recorrem às listas de suporte.
Estas crónicas não são essencialmente técnicas, mas por vezes é bom sair da parte técnica e conhecer um pouco da história das coisas.
Espero que proporcionem pelo menos uma boa leitura de lazer, engrandecer ainda mais a nossa Comunidade !
e que contribuam para
Nesta crónica conto um pouco da história do nascimento do Interbase até aos dias de hoje.
Vejo o presente e o que temos de momento, e com base nisso dou um salto ao futuro.
Um Abraço Plantado à Beira Mar,
Artur Trindade Anjos artur@arsoft.pt Resumo do Passado
O Interbase, o Open Source, e o nascimento do Firebird
De acordo com Ann Harrison, o Interbase nasceu um dia debaixo de um chuveiro: reza a lenda que Jim Starkey estava a tomar duche quando teve a ideia de criar uma base de dados relacional, que eventualmente se tornou o Interbase, e mais tarde, o Firebird.
Jim Starkey criou uma pequena equipa com Don De Palma e Ann Harrison, e juntos criaram uma empresa – a Groton database Systems – que iniciou o desenvolvimento do Interbase.
Estávamos em 1984.
Em 1986, a empresa muda de nome para Interbase, e sai a versão 2 do Interbase. A AshtonTate torna-se um dos investidores, e em 1988 surge a versão 3. Ainda neste ano, a AshtonTate reforçou a sua posição na companhia, e adquire 51% da mesma. Anos mais tarde, em
1991, já é detentora de todo o capital.
A versão 4 do Interbase surge em 1994. No ano seguinte, a Borland já comercializa a versão 4 para Windows NT e Novell Netware, e a versão Delphi 1 Client/Server inclui o Interbase 4.0C.
No mesmo ano surge ainda a primeira versão do