Interatividade
Busque em diferentes gêneros de texto (textos científicos, romances, contos, poesias, letras de música, peças teatrais, discursos políticos ou religiosos, jornais, revistas etc.): 1 2 A expressão típica da relação concessiva contrafactual se faz com as conjunções: mesmo que, ainda que, nem que. Estas, em geral, são construções de passado ou de presente, com pretérito imperfeito do subjuntivo na oração concessiva e com pretérito imperfeito, futuro do pretérito ou presente do indicativo na oração principal. 3 4 construção concessiva contrafactual;
Mesmo vivendo um enorme drama familiar com a morte de sua irmã Angelina Filgueiras, Angela Bismarchi vem demonstrando incrível força e parece ter absorvido o golpe com bastante maturidade. Na manhã desta terça-feira (19), a loira teve longa conversa com Nicole Bahls e não demonstrou grande abatimento. A personalidade da mídia, casada com o cirurgião Wagner Moraes, ainda revelou que não vê clima para formação de casais, devido à pressão enfrentada pelos peões.
—NÃO ME ENVOLVERIA COM NINGUÉM, MESMO QUE FOSSE SOLTEIRA. Não vejo clima pra “beijação de boca”.
(http://afazenda.r7.com/a-fazenda-5/noticias/angela-bismarchi-nao-me-envolveria-com-ninguem-mesmo-que-fosse-solteira-20120619.html)
5 Nas Construções eventuais, não se apresentam fatos reais que aconteceram ou que acontecerão. Nelas encontramos fatos que podem acontecer, ou seja elas ficam na pendência da possibilidade. Geralmente essas sentenças são construções típicas do futuro. 6 7 construção condicional eventual.
SE AINDA SOBRASSE UM DINHEIRO
PODIA COMPRAR-TE UM VESTIDOS
E mais um vidrinho de cheiro
Contar-te um segredo no ouvido
Te trouxe um anel verdadeiro
Sonhei que era teu preferido
Pensei, pensei tanta coisa
Ah, me deixa ser teu marido
Pensei, pensei tanta coisa
Queria casar-me contigo
Gabriela
(Gabriela – Tom Jobim)