interacao comunitaria
FAMEPLAC – Faculdade de Medicina do Planalto Central
MEDICINA
Relatório de Interação Comunitária IV saúde da mulher
Aluna: Natália Matos Guimarães
Matrícula: 1311157339
Gama/ DF 2014
A visita a carreta da mulher da secretária de saúde, realizada no dia 29 de setembro de 2014 e possibilitou que a turma de medicina do quarto período conhecesse o projeto.
Este projeto consiste em uma equipe multidisciplinar que trabalha em uma carreta móvel, composta por um médico ecografista, duas técnicas em mamografia, a coordenadora do serviço e alguns assistentes, como o motorista e uma digitadora para o médico. Na carreta visita, o médico é o doutor Caio, a digitadora, Gabriele e a coordenadora, que nos recebeu, é a Eva.
A carreta da mulher é projetada para receber adequadamente um número pequeno de mulheres, ela é dividida em uma recepção para receber as pacientes, um consultório, uma sala para a mamografia, um elevador para deficientes e uma copa, para uso dos funcionários.
A criação da carreta pela secretária de saúde visa reduzir as filas de espera nos postos de saúde e hospitais para exames como mamografia, ultrassonografia e prevenções. Esses exames são de alta importância para a saúde da mulher para a prevenção e diagnóstico de doenças que têm alta incidência na população feminina, como o câncer de mama e colo de útero. Assim, também tem como objetivo reduzir os altos números desses casos.
A secretária de saúde faz um calendário para a carreta, dessa forma escolhe de acordo com a demanda, a cidade administrativa e o tempo que esta vai ficar estacionada para atender a população, no gama ela permanecerá em torno de um mês e dois dias, já na Candangolândia foram duas semanas. O público alvo da carreta é qualquer mulher com um pedido médico