Interaa Es Intermoleculares
2451 palavras
10 páginas
_____________________________________________________________________Química Geral I RELATÓRIO
INTERAÇÕES INTERMOLECULARES
1. INTRODUÇÃO Quando moléculas, átomos ou íons aproximam-se uns dos outros, dois fenômenos podem ocorrer:
1- Eles podem reagir ou
2- Eles podem interagir.
Uma reação química por definição requer que ligações químicas sejam quebradas e/ ou formadas. Uma interação química significa que as moléculas se atraem ou se repelem entre si, sem que ocorra a quebra ou formação de novas ligações químicas. Estas interações são frequentemente chamadas de interações não covalentes ou interações intermoleculares. As energias envolvidas em tais tipos de interações são muito menores que aquelas envolvidas em processos reativos. As interações intermoleculares estão intimamente relacionadas com as propriedades termodinâmicas de líquidos, sólidos e gases. Logo, o entendimento de tais forças intermoleculares é de extrema relevância se quisermos entender o comportamento de sistemas químicos a nível molecular.
A seguir, alguns tipos de interações intermoleculares serão descritas.
Interações iônicas:
São interações eletrostáticas fortes que ocorrem entre cátions e ânions, que são grupos funcionais com cargas positivas e negativas, respectivamente. Geralmente os compostos onde este tipo de interação é predominante são ditos serem compostos iônicos.
Interações do tipo dipolo-dipolo:
Em moléculas constituídas de átomos diferentes, os elétrons não são compartilhados de maneira equivalente. O comportamento de átomos em moléculas pode ser entendido através de uma série de conceitos. Por exemplo, a tendência de um átomo em atrair elétrons para si, em um ambiente molecular, é caracterizada por uma quantidade denominada eletronegatividade. Em uma molécula composta de átomos com diferentes eletronegatividades, os átomos com menor eletronegatividade ficam com cargas parciais positivas, e os átomos com maior eletronegatividade ficam com cargas parciais