Inter
PONTO 20 – TEORIA NEOCLÁSSICA
CARACTERÍSTICAS
PRAGMATISMO – A Teoria Neoclássica caracteriza-se por uma forte ênfase nos aspectos práticos da administração e pela busca de resultados concretos, não se descuidando dos conceitos teóricos.
ÊNFASE – além é claro, da ênfase na estrutura, voltou-se também para a ênfase nos objetivos e nos resultados.
REAFIRMAÇÃO DOS POSTULADOS CLÁSSICOS – A T. Neoclássica é uma reação à enorme influência das ciências do comportamento no campo da administração. Os neoclássicos pretendem colocar as coisas nos seus devidos lugares. E, para tanto, retomam grande parte do material desenvolvido pela T.Clássica, reestruturando-o de acordo com as contingências atuais (org. linear, funcional, linha e staff)
ÊNFASE NOS PRINCIPIOS GERAIS DE ADMINISTRAÇÃO - Os neoclássicos se preocupam em estabelecer normas de comportamento administrativo. Os princípios de administração são retomados pelos neoclássicos como CRITÉRIOS mais ou menos elásticos para a busca de soluções administrativas práticas.
IMPORTANCIA DOS ADMINISTRADORES – Os administradores são essenciais a qualquer empresa dinâmica e bem sucedida porque são homens que devem planejar, dirigir e controlar as operações e os negócios.
TRABALHO COMUM – Qualquer que seja a organização – indústria, igreja, governo, supermercado – os problemas administrativos de seleção de chefes, de planejar, de avaliar resultados, de coordenar e controlar as operações para o alcance de objetivos desejados são relativamente COMUNS.
UTILIZAÇÃO DOS PRINCIPIOS GERAIS – Os neoclássicos se preocuparam em estabelecer os princípios gerais de administração capazes de orientar o administrador no desempenho de suas funções. Os princípios gerais procuram definir a maneira pela qual o administrador deve planejar, organizar, dirigir e controlar o trabalho de seus subordinados. (Chiavenato, pt. 168 – para reflexão dos alunos)
ECLETISMO – Os autores neoclássicos embora se baseiem na