Inter- relações da Educação Física
A educação física se configura como uma disciplina constituinte da grade curricular da maioria das instituições de ensino de ensino fundamental, médio e superior , particular ou pública. Portanto, não é incorreto concluir que sua presença é muito importante na formação do ser humano.
Alem de possuir um vasto conhecimento teórico a cerca de diversos temas, um indivíduo deve possuir um bom condicionamento físico para conseguir um lugar nesse disputado mercado de trabalho que enfrentamos.
Não exclusivamente para proporcionar uma vida mais saudável em termos biológicos é que a educação física se direciona,mas também para desenvolver praticas corporais que visam o lazer, a estética e o autorrendimento (no caso dos atletas)
O que eu percebi durante minha observações, foi que grande parte das pessoas que praticam atividades físicas com frequência, as fazem objetivando um corpo mais bonito e uma fuga da realidade laboral, e que ao fazerem isso se tornam pessoas mais saudáveis, mesmo que de forma não claramente intencional.
A necessidade da educação física na execução dos exercícios físicos é gritante. Muitos pensam que a educação física esta voltada apenas para a preparação física ou para a pratica de esportes , mas é uma área do conhecimento que vai muito além . Ela envolve consciência corporal, execução adequada de movimentos para evitar problemas, reabilitação de pessoas que perderam a capacidade de movimentar determinados membros , enfim, é um leque enorme.
Na pesquisa que eu realizei em minha cidade(Santa Maria)as práticas corporais mais praticadas são a musculação(quase unanime na maioria das regiões brasileiras decorrente do grande número de academias) e o futebol(devido a paixão tradicionalíssima), e tanto em uma, quanto em outra prática a falta de preparação física e consciência corporal são alarmantes, o que aumenta consideravelmente o risco de lesões e diminui a eficácia do exercício, seja qual for a