Intentona Comunista - 1935
Também conhecido como REVOLTA VERMELHA ou LEVANTE COMUNISTA foi uma tentativa de golpe contra o GOVERNO DE GETULIO VARGAS. Foi liderada pelo PCB ( Partido Comunista Brasileiro) em nome da ANL, ocorreu em Novembro de 1935 e foi combatida pelas forças de Segurança Nacional. A partir desse episódio, Vargas decretou o ESTADO DE SÍTIO e deu inicio a uma forte repressão contra os envolvidos. Luis Carlos Prestes foi preso, bem como vários lideres sindicais, militares, intelectuais, foram presos e tiveram seus direitos cassados. O incidente comunista acabou sendo usado como desculpa, pois na época o governo plantou a denuncia do PLANO COHEN ( PLANO COMUNISTA ) que ameaçava a ordem nacional.
PLANO COHEN
O Plano Cohen foi um documento revelado pelo governo brasileiro onde continha um suposto plano para a tomada do poder pelos COMUNISTAS. O plano previa insurreição armada, agitação de operários e estudantes, liberdade de presos políticos, incêndio a prédios públicos além da eliminação de autoridade políticas. Vargas diante do plano, invalida A Constituição de 1934 e decreta o ESTADO NOVO. Anos mais tarde, ficaria provado que o documento foi falsificado com a intenção de justificar o Estado Novo.
Era Vargas é o nome que se dá ao período em que Getúlio Vargas governou o Brasil por 15 anos, de forma contínua (de 1930 a 1945). Esse período foi um marco na história brasileira, em razão das inúmeras alterações que Getúlio Vargas fez no país, tanto sociais quanto econômicas.
A Era Vargas, teve início com a Revolução de 1930 onde expulsou do poder a oligarquia cafeeira, dividindo-se em três momentos:
Governo Provisório -1930-1934
Governo Constitucional – 1934-1937
Estado Novo – 1937-1945
Revolução de 1930
Até o ano de 1930 vigorava no Brasil a República