Intemperismo
O intemperismo é um processo de transformação da crosta terrestre por meio da ação dos fenômenos da natureza. Seu estudo permite o conhecimento das propriedades e características de solos e rochas e a influência na formação de bens minerais e interferência climática. INTEMPERISMO
Trata-se de um conjunto de transformações físicas e químicas nas rochas que se afloram na superfície da Terra. Esses processos geram rochas alteradas e formam o solo que também ficam sujeitos a outros processos (erosão, sedimentos, transporte). O intemperismo de dá pela a ação do clima, na variação de temperatura e distribuição de chuvas e, de acordo com o relevo da região, sua fauna e flora, conformam características diferenciadas.
Os processos intempéricos são modificadores das propriedades físicas dos minerais e rochas e de suas características químicas. De acordo com a principal forma de intemperismo, pode-se classificar em intemperismo físico e intemperismo químico. Há também processos biológicos presentes e que estão diretamente ligados ao intemperismo.
Intemperismo Físico
Este tipo de intemperismo caracteriza-se pela desagregação da rocha, com separação dos grãos minerais constituintes e fragmentação da rocha original.
Os efeitos da variação de temperatura dilatam e contraem o maciço rochoso o que gera fissuras que com o tempo se alargam. Os minerais das rochas possuem diferentes coeficientes de dilatação ocasionando um comportamento diferente a essas variações térmicas, contribuindo também para o fissuramento. Em ambientes desérticos essas mudanças são acentuadas devido a grande amplitude térmica do dia e da noite.
Variações na umidade também provocam o mesmo efeito, a infiltração da água nas rochas seguida de congelamento gera um intemperismo físico bem mais acentuado porque ao congelar a água aumenta em 9% o seu volume exercendo grande pressão sobre as paredes da rocha. A água que infiltra pode também conter sais dissolvidos que venham a