Intemperismo
Os agentes intempéricos podem ser:
-Sol, vento, chuva, gelo;
-Altitude, correntes marinhas, distribuição de água e atividades biológica;
-Variação de temperatura;
-Regime de ventos;
-Topografia.
Intemperismo Físico
É aquele que NÃO TEM MUDANÇA NA COMPOSIÇÃO QUÍMICA DA ROCHA. Ocorre em climas secos, sejam eles quentes ou frios, portanto, causa uma desagregação de fragmentos cada vez menores, conservando as características de seus minerais. Existem os agentes que fazem essa quebra, são eles:
- Variação de temperatura: esse agente é o mais comum em zonas tropicais e mais forte ainda em desertos. A variação térmica diária e ao longo do ano é muito grande nesses lugares e as rochas sofrem com isso. COM O CALOR ELAS SE EXPANDEM E COM O FRIO ELAS SE CONTRAEM…
- Expansão da água: esse agente está mais presente em locais de clima frio. Dentro da rocha existem poros e fendas que podem acumular água, COM A QUEDA DE TEMPERATURA ESSA ÁGUA CONGELA E NATURALMENTE SE EXPANDE, aumentando de volume. Exercem assim forte pressão e podem gerar surgimento ou agravamento de falhas ou fraturas.
- Alívio de pressão: Normalmente ocorre com grandes blocos rochosos, esse tipo de degradação acontece porque EXISTE UMA ENORME PRESSÃO E CALOR VINDO DO MANTO. Então, surgem falhas ou fendas na estrutura da rocha (Fendilhamento). Normalmente ocorrem com Gnaisses e Arenitos.
- Abrasão: Em locais com ventos muito fortes, esses transportam sedimentos que ao entrarem em contato com a rocha tiram pedaços e as fragmentam.
Intemperismo Quimico
É o Intemperismo que ALTERA A COMPOSIÇÃO QUÍMICA DA ROCHA. Ocorre em locais quentes e úmidos. Os