intemperismo
O que é
É um agente na formação dos solos, cujo processo esteja relacionado na desintegração física e química das rochas.
Em termos gerais, é caracterizado como sendo todas as alterações que ocorrem devido à exposição de material rochoso na atmosfera.
Como se desenvolve
Existe uma série de fatores que influenciam no desenvolvimento do intemperismo, dentre os mais importantes estão:
Tipos de Rochas;
Clima;
Presença ou Ausência de Solos;
Tempo de Exposição
Quais as variedades de intemperismo
O intemperismo pode ser classificado em dois tipos principais, sendo eles:
Intemperismo Químico:
O contato da água, bem como seu ph com a rocha, faz com que ocorra uma interação de ambos, permitindo que a rocha se decomponha. Portanto, este tipo de intemperismo se dá pela alteração dos minerais primários das rochas em materiais secundários dos solos.
Desenvolve-se mais em locais úmidos, onde há o acúmulo de água.
Intemperismo Físico:
Este processo de intemperismo é o responsável pela desagregação das rochas.
Submetidas à radiação solar as rochas tendem a se expandir, assim, quando a noite chega ela começa a esfriar permitindo a contração da mesma. Devido a este processo, com o tempo começa a surgir pequenas fraturas, sendo elas caracterizadas por desfragmentação.
Outro fator que contribuí para este tipo de intemperismo é o gelo, uma vez que a água com a ação da gravidade consegue se infiltrar pelas fraturas das rochas. Se o clima contribuir, está água pode se congelar, causando então a expansão do gelo por dentro da rocha, propiciando ainda mais a fratura desta mesma.
Qual a influencia sobre o comportamento do terreno
Em terrenos mais íngremes, a infiltração da água no solo será baixa, enquanto que em superfícies mais aplainadas ela será maior. Isso é importante, pois quanto mais tempo de contato entre água e rocha, mais reações químicas, aumentando assim a intensidade do intemperismo.