Intemperismo e Erosão
Intemperismo: conjunto de modificações de ordem física (desagregação) e quimica (alteração) que afetam as rochas quando elas estão expostas às superfícies dos continentes. Há 2 tipos:
Intemperismo físico: desagregação de rochas, fragmentação de material que antes era coeso, devido ação da água, vento, variação de temperatura, gelo, crescimento de raízes.
Ex.: Ação do congelamento, em que a água congela e descongela várias vezes em rachaduras e poros nas rochas (a água se expande quando congela). O volume das rochas muda à medida em que são aquecidas e depois resfriadas. Grandes amplitudes térmicas.
Intemperismo químico: age por meio das reações químicas entre minerais das rochas e ar+água. Alguns minerais se dissolvem e outros combinam-se com a água e componentes do ar (O2 e CO2) – minerais primários e secundários residuais.
- Reações do intemperismo: hidratação (H2O entra na estrutura do mineral formando novo mineral), dissolução (solubilização completa de minerais por ácidos), hidrólise ocorre em áreas tropicais do Br(silicato+água), oxidação (destruição da estrutura cristalina do material por reação com O2), acidólise (ocorre em ambientes frios).
Intemperismo biológico: ocorre através dos seres vivos que aceleram a degradação das rochas, podendo também produzir em consequência os solos mais férteis do mundo.
Fatores - Características do ambiente que influência diretamente nas reações de alterações, como: Material parental (natureza, estrutura e textura dos minerais), clima (pluviosidade+temperatura), topografia (velocidade de escoamento de águas pluviais), biosfera (complexar e solubilizar cátions dos minerais) e tempo (intensidade da decomposição química, física e sua dissolução).
Erosão: Remoção de materias por agentes naturais em movimentos: água corrente (chuva, rio, onda), e vento e gelo na superfície terrestre.
Processo erosivo:
Desgaste: desprendimento ou rupturas de grânulos de rocha ou solo;
Transporte: ação da