Arte classica
TRABALHO DE ARTES
COLÉGIO OBJETIVO CIDADE DE SALTO
SALTO 2015
LARISSA CRISTINA H. DO COUTO
ARQUITETURA CLASSICA
Trabalho apresentado à professora Caroline da disciplina de Artes.
COLÉGIO OBJETIVO CIDADE DE SALTO
SALTO 2015
SUMÁRIO
Introdução .. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 04
Desenvolvimento. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
INTRODUÇÃO
gddddddddd
ggd lolA gata delicia ujul ndnd m lai jda da a da da da a da da a dnajn j njnsfjns jkn njifs in jsnf isjbnf uisi niuwsrn fsiuahfubs nuifsb uifhsu ifhsui fhsuafhuisah iufhs uihsaufihsauifh ushf ufhsuhuh usfh ushf isuf hsu ahus h Para definir a essência do classicismo na arquitetura, John Summerson, autor do livro A Linguagem Clássica da Arquitetura, decide efetuar um recorte de apenas duas definições da palavra clássico dentro do contexto da arquitetura, pois o grande número de significados que podem ser atribuídos a ela é visto como um entrave na busca da resposta à pergunta de qual será a essência do classicismo.
A primeira definição apresentada por Summerson é a aquela ele chama de mais óbvia: "um edifício clássico é aquele cujos elementos decorativos derivam direta ou indiretamente do vocabulário arquitetônico do mundo antigo – o mundo clássico" (Grécia e Roma). Com esta primeira definição o autor busca apenas dar uma uniformidade numa categoria de edifícios (clássicos, no caso), mas sem ainda apresentar algo que possa ser tomado como a essência do classicismo na arquitetura.
As tentativas de delimitar essa essência foram, ao longo da história da arquitetura clássica, levando a defini-la como a busca pela harmonia inteligível entre as partes. Essa harmonia seria representada através da construção de partes proporcionais entre si, ou seja, que