Inteligência competitiva
INTELIGÊNCIACOMPETITIVA:DEFINiÇÕESE CONTEXTUAlIZAÇÃO*
Sueli Aparecida de
Marco..
5uellmar@uol.com.br
INTRODUÇÃO
Os desafios, cada vez maiores, enfrentados pelas empresas da busca da competitividade, em mercados extremamentes dinâmicos e voláteis, estão obrigando-as a buscar meios que lhes garantam habilidade e a rapidez para mudar, disposição para adotar novas tecnologias e procedimentos de trabalho e capacidade para converter conhecimento em ações e produtos lucrativos. Nesse contexto, a Inteligência Competitiva traz os conceitos e a metodologia necessária para que as empresas não apenas sobrevivam às turbulências dos mercados e da competição, mas adquiram vantagens competitiva que permitam a sua evolução.
f
I
f
I
T
~
~
O objetivo deste trabalho foi a de buscar na literatura os conceitos que servem de suporte para um sistema de inteligência e as razões que estão obrigando as empresas a voltarem a sua atenção para a Inteligência Competitiva e a de abordar de maneira sintética os vários produtos resultantes de um trabalho de inteligência, bem como o ciclo da sua execução.
INTELIG~NCIACOMPETITIVA:CONTEXTUALIZAÇÃO
E DEFINiÇÕES
I
1
1
.
No contexto da competição, muito se tem discutido sobre as características da nova realidade econômica, principalmente no aspecto da dinâmica
e da complexidade. A competição é tão intensa e os mercados tão dinâmicos e voláteis que a necessidade de evolução tem se tomado a força dominante na estratégica das empresas (Ruhli,
1997).
A dinâmica da competitividade não só acelera a competição, mas também leva a um alto grau de complexidade (Bettis & Hitt, 1995). A afirmativa de que uma empresa atua como um competidor isolado, confrontada com um grupo de concorrentes, claramente identificados, com produtos similares, num segmento específico de mercado, não é mais verdadeira.
Os desafios enfrentados atualmente estão relacionados com:
-