Inteligência Artificial
Professora ...
Inteligência Artificial
Trabalho realizado por: ...
ÍNDICE
INTRODUÇÃO
Este trabalho surgiu no âmbito da disciplina de Filosofia, onde irei falar sobre o que é realmente a Inteligência Artificial (IA) e o seu significado. A IA pode ser forte ou fraca, e estas duas variantes tratam problemas diferentes. Neste trabalho referirei também os prós e os contras de cada tipo de IA e o seu aproveitamento em situações particulares.
Com este trabalho irei responder a uma simples pergunta, “Terá a Inteligência Artificial capacidades cognitivas?”
TERÁ A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL CAPACIDADES COGNITIVAS?
Para nos apercebermos realmente do significado da Inteligência Artificial há que saber o que quer realmente dizer Artificial e Inteligência. Artificial, segundo qualquer dicionário de Língua Portuguesa quer dizer “feito por arte ou por indústria; que não é natural”. Inteligência, no dicionário significa “faculdade de pensar, conceber; raciocínio; pessoa de grande capacidade intelectual”. Ou seja a Inteligência Artificial quer dizer “algo com a faculdade de pensar produzido pela indústria”. A Inteligência Artificial (IA) pode ser forte ou fraca e tratam problemas diferentes. A IA forte diz que um computador se for devidamente programado poderá pensar e até mesmo ter uma mente, enquanto a IA fraca diz que um computador devidamente programado poderá apenas simular processos mentais que nos ajudam a perceber a mente, mas não poderá pensar nem ter mente. Neste tema, a tese que eu vou defender é a IA fraca, porque mesmo que façamos o teste de Turing, irá existir uma altura em que percebemos que o computador não pensa.
A nosso favor está o argumento do quarto chinês que nos explica que um computador não pode pensar, mas ao mesmo tempo ajuda-nos a perceber como é que o cérebro funciona/pensa. Ou seja, o computador tem a