Inteligência artificial
Introdução 2 O que é Inteligência Artificial? 3 História 5 Década de 40 5 Década de 50 5 Década de 60 6 Década de 70 7 Decada de 80 7 Decada de 90 8 Filosofia: IA forte x IA fraca 8 IA forte 9 IA fraca 9 Abordagens 9 Abordagem Simbolista 9 Sistemas de Processamento de Linguagem Natural 10 Sistemas Especialistas 10 Sistemas de Planejamento 10 Sistemas de Solução de Problemas 10 Sistema de Aprendizado de Máquina 10 Abordagem Conexionista 11 Redes neurais 11 Linguagens utilizadas 11 IPL (Information Processing Language) 11 Lisp (LISt Processing) 12 Prolog (PROgrammation en LOGique) 13 Conclusão 16
Introdução
"A história da ascensão da Máquina e do declínio do Homem, que paradoxalmente coincide com a descoberta da roda... é um alerta de que o seu breve domínio desse planeta provavelmente terminará, porque o Homem tentou criar o Robô à sua própria imagem."
(LP - Alan Parsons Projet - I Robot - 1977)
Esta citação expressa o receio manifestado em várias gerações sobre o impacto da inteligência artificial e da robótica na sociedade. Essa área da ciência sempre foi alvo de especulações, debates e críticas estimuladas pelas idéias projetadas pelas estórias de ficção científica.
Isso é natural, pois o avanço da ciência costuma provocar reações que tem origem no medo de uma inversão da "ordem natural das coisas".
Em relação à inteligência artificial, alguns consideram algo positivo, enquanto outros julgam que seja impossível ou maléfico caso seja possível criar maquinas inteligentes.
Mas a ciência avança alheia às críticas devido à capacidade do homem de ignorar críticas e ousar.
O sonho de o homem voar descrito em mitos e ficção se tornou realidade quando o homem se empenhou em tornar possível a realização deste sonho, e depois de uma serie de tentativas e erros o avião foi criado.
Porém, dentre as criações da mente humana expressas através da ficção cientifica a maquina que mais interessa o