Inteligencias
Inteligência
1. É a capacidade de adquirir e aplicar conhecimento, incluindo resolver problemas. 2. É a maior fonte de diferenças individuais que afetam o desempenho no trabalho e no comportamento. 3. É dífíci medir com precisão.
As contribuições relativas da hereditariedade e do ambiente no desenvolvimento individual da inteligência estão sendo discutidas.
Testes de QI são discutíveis?
Componente hereditário da Inteligência
EYSENCK realizou experiências com gêmeos idênticos criados juntos ou separadamente: correlação relativamente alta de inteligência. Gêmeos fraternos, criados juntos ouseparadamente: correlações substancialmente menores.
Componente ambiental – pessoas colocadas em ambientes enriquecidos, em sua maioria, são capazes de aumentar seus pontos em testes de QI. Uma possível explicação para os ganhos na capacidade mental inclui melhor nutrição, mais treinamento em tarefas mentais e mais sofisticação na tomada de testes.
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
EXAMES DE REAÇÕES DO EU: Autoconsciência (a mais importante), uma vez que ela abre caminho às demais habilidades. Autoconsciência permitiria ao indivíduo perceber, observar, distinguir e nomear seus próprios sentimentos de modo a se reconhecer a aceitar-se em seus mais diversos estados emocionais.
Família básica das emoções: IRA: fúria, revolta, ressentimento, raiva, irritabilidade, indignação e hostilidade. TRISTEZA: mágoa, desânimo, melancolia, solidão, autopiedade, desespero e depressão. MEDO: ansiedade, apreensão, preocupação, inquietação e pavor. PRAZER, felicidade, alegria, alívio, contentamento, orgulho, êxtase sexual, prazer sensual euforia e bom humo. AMOR: aceitação, amizade, confiança, afinidade, dedicação e paixão. SURPRESA: choque, espanto, pasmo, maravilha. NOJO: desprezo, desdém, antipatia, aversão, repugnância e