Integração Logistica
O artigo procura trazer uma discussão sobre o desafio de criar uma Integração Logística dentro das organizações , foca bastante no que pode proporcionar o sucesso ou o fracasso dentro de uma determinada organização.
Teoricamente a Logística Empresarial deveria ser Integrada, porém o que ainda vemos em muitas organizações é que existe a gestão por departamento da logística e isso se aplica tanto para empresas pequenas, médias e grandes. A razão para o esquecimento dessas áreas de gestão da logística é de que não há percepção da importância dos ganhos com o aproveitamento desses recursos ou não perceber o momento adequado para a criação dessa área dentro da empresa. As empresas só se dão conta da importância da criação desse setor quando se chega num ponto de “estrangulamento” de crescimento ou nos momentos de crise, onde são criados os projetos de melhorias, eliminação de desperdícios, redução de custos e por fim adequação de serviços logísticos, pois a integração logística possibilita a visibilidade holística da cadeia de suprimentos. O que leva as empresas para uma Integração Logística são as motivações para essa mudança, as principais motivações são:
1) Motivações – Quais são as motivações da integração logística dentro da empresa? As empresas têm como objetivo alcançar um alto nível de competitividade, redução dos custos, mas mantendo os volumes de faturamento.
2) Querer – Este é momento certo e a empresa tem maturidade adequada para realizar a mudança? Para que ocorra a integração logística são necessários esforços significativos e um tempo importante para sair da “zona de conforto
3) O que fazer – Quais são os passos do projeto de integração, qual a lição de casa? Tudo começa a partir de um planejamento. Os primeiros passos são de suma importância para que a integração logística ocorra de forma eficaz e eficiente. Alguns passos são importantes, tais como:
A) Integração Imediata ou ao Longo do tempo?
B) Equipe