integração lavoura
Terra e sustentabilidade
O documentário que assistimos apresentou os benefícios de um dos sistemas agrícolas mais eficientes do ponto de vista da sustentabilidade e da produtividade no campo, o sistema de manejo agrícola Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF), onde que consiste de uma estratégia de produção sustentável que integra as atividades agrícolas , pecuária e florestais, realizando assim em uma mesma área cultivos consorciados em sucessão de ou até mesmo fazendo rotação das culturas, para um mesmo fim, ter efeitos convergentes.
A iLPF e os sistemas agroflorestais contribuem para a recuperação de áreas degradadas , dando assim manutenção de cobertura florestal, podendo gerar empregos e renda, dando melhoria das condições sociais, adequação da unidade produtiva à legislação ambiental e valorização dos serviços ambientais.
Sistemas de Integração permitem o uso intensivo e sustentável do solo, com rentabilidade. As produções intermediárias de grãos, fibras, carne, leite etc. possibilitam renda e o custeio do povoamento florestal, de tal maneira que a colheita do produto florestal se transforma em verdadeira caderneta de poupança para o produtor. A diversificação das atividades também permite a fixação do homem no campo devido ao melhor aproveitamento da mão-de-obra durante todo o ano. A produção de madeira reduz a pressão de desmatamento, sobretudo no Cerrado e na Floresta Amazônica, contribuindo para melhorar a imagem do Brasil frente à opinião pública internacional.
A busca por sistemas agropecuários que sejam, ao mesmo tempo, produtivos, econômicos, intensivos e sustentáveis tem aumentado nos últimos tempos frente aos constantes acréscimos que se verificam no custo de produção.
Se até recentemente era possível produzir com rentabilidade apenas uma cultura mantendo o solo em pousio pelo restante do ano, hoje já se faz necessário intensificar o uso da terra com vistas ao aumento da produtividade para compensar a margem de lucro