Integralidade e saúde
Na sua concepção, o que é saúde?
R: Um bem-estar físico, mental e social, não so ausência de doenças.
Explicite os conceitos de integralidade, equidade, universalidade e participação social.
R: Integralidade: as necessidades de saude das pessoas devem ser levadas em conta mesmo que não sejam iguais a da maioria. Oferecer a atenção em qualquer nível de complexidade, promovendo açoes de prevenção e tratamento.
Equidade: Disponibiliza recursos e serviços com justiça, de acordo com as necessidades de cada um, dando maior atenão aos que mais necessitam.
Univerdalidade: atender a todos sem restrinção e destinção.
Participação social: direito da sociedade de participar das gestões públicas (conselhos de saúde, conferencia de saúde)
Relacione os modelos biomédico e o modelo trazido pelo movimento de medicina preventiva do início do século XX.
R: O medelo biomédico dizia que o homem funsionava como uma máquina e quando esta doente é porque esta maquina está avariada, sem se importar com outros aspectos e problemas do paciente. O movimento medicina preventiva exige das escolas médicas a formação de um profissional que atue aprendendo a complexidade do ser humano, numa visão biopsicossocial.
Defina hierarquização.
R: Os serviçoes devem ser organizados em níveis de complexidade (atenção basica/primária, atenção secundária, atenção terciária/quartenária)
Defina regionalização
R: É a distribuição espacial dos serviços de modo a atender às necessidades da população por regiões e em diferentes níveis de complexidade. Quais são os níveis de complexidade da rede de serviços de saúde?
R: Atenção primária, Atenção segundária, Atenção terciária/quartenária
O que é a teoria miasmática?
R: Considerava que as doenças eram causados por odores venenosos, gases ou resíduos nocivos que seriam arrastadas pelo vento ate um indivíduo que adoeceria.
Que prerrogativas a teoria miasmática trouxe para o entendimento da etiologia das doenças dos séculos XIX e XX?