Integralidade e Saúde Coletiva I
CURSO DE ENFERMAGEM
Disciplina: Integralidade e Saúde Coletiva I
Professora: Francielle Lazzarin de Freitas Gava
Avaliação
1- (4,0 pontos)
Amparado por um conceito ampliado de saúde, o SUS foi criado, em 1988, pela
Constituição Federal Brasileira, para ser o sistema de saúde dos mais de 180 milhões de brasileiros. Além de oferecer consultas, exames e internações, o Sistema também promove campanhas de vacinação e ações de prevenção e de vigilância sanitária – como fiscalização de alimentos e registro de medicamentos –, atingindo, assim, a vida de cada um dos brasileiros. O SUS foi estruturado considerando três princípios básicos. Com base na leitura da Lei 8080 apresentada anteriormente construa um texto reflexivo de, no mínimo, 15 e, no máximo, 20 linhas.
A charge abaixo ajudará você a refletir sobre algumas questões, não esqueça dos princípios do SUS!!!
- De acordo com a Lei 8080, a saúde torna-se um direito de todos e o Estado deve garantir o acesso à saúde de maneira universal e igualitária, abrangendo toda a população brasileira, por meio do Sistema Único de Saúde, o SUS. O SUS é constituído por um conjunto de ações e serviços prestados por órgãos e instituições públicas federais, estaduais e municipais e possui vários objetivos a serem cumpridos na sociedade, tais como vigilância sanitária e epidemiológica, assistência terapêutica e farmacêutica, assistência popular por intermédio de campanhas, orientação alimentar, dentre várias outras atribuições.
Vários princípios devem ser obedecidos pelo SUS, tais como e principalmente: universalidade; integralidade; igualdade. Eles são de vital importância na assistência para com as pessoas no primeiro contato que o profissional da saúde terá com o paciente. Assim, o acesso aos serviços de saúde deverá ser universalizado a todos; a assistência deverá ser integral, abrangendo ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos; e