Equilibrios ácido-base e de complexação
1) Objetivos
O experimento tem como objetivo estimular o conhecimento sobre os conceitos que envolvem sistemas ácido-base em equilíbrio, ao preparar e observar tais sistemas, além disso pode-se perceber os efeitos da variação de concentração sobre a posição de equilíbrio, assim como verificar um equilíbrio de complexação, de acordo com os resultados obtidos.
2) Introdução
pH:
O Potencial Hidrogeniônico (pH) consiste num índice que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de um meio qualquer. As substâncias em geral, podem ser caracterizadas pelo seu valor de pH , sendo que este é determinado pela concentração de íons de Hidrogênio (H+). Quanto menor o pH de uma substância, maior a concentração de íons H+ e menor a concentração de íons OH-. Os valores de pH variam de 0 a 14 e é possível medir o pH com o uso de indicadores, que é uma substância que revela a presença de íons hidrogênio livres em uma solução, mudando de cor em função da concentração de H+ e de OH- de uma solução, ou seja, do pH.
Matematicamente pode-se medir o pH pela seguinte relação: pH=-log[H+] onde [H+] = concentração de íons H+ presentes no meio.
É possível classificar uma solução como ácida ou básica, com os seguintes critérios:
pH 0 a 7 - soluções ácidas pH = 7 - soluções neutras pH acima de 7 - soluções básicas ou alcalinas.
Tabela 1 - pH de algumas substâncias, com suas respectivas cores perante o indicador universal.
Variação de concentração sobre posição de equilíbrio:
A influência da variação de concentração sobre a posição de equilíbrio é explicada pelo princípio de Le Chatelier, quando se aumenta a concentração de uma das substâncias, o equilíbrio se desloca no sentido da reação em que essa substância se transforma; e quando se diminui a concentração de uma dessas substâncias, o equilíbrio se desloca no sentido da reação em que esta substância se forma.
Consideremos a hipótese de reação:
A + B → C + D
Nesse