INSULINA lorhayne
6382 palavras
26 páginas
INSULINAExistem três tipos de insulina de ação intermediária, porém a NPH é a mais utilizada.
Insuina NPH: Consiste na associação da insulina com protamina de zinco. A protamina de zinco é uma proteína extraída do esperma do salmão, que tem a capacidade de retardar a absorção da insulina pelo tecido subcutâneo. O nome NPH corresponde a abreviação das palavras N= Neutro (PH), P= Protamina e H= (Hagedorn, nome do laboratório onde foi preparada esta formulação).
A insulina NPH pode ser associada com a insulina solúvel, entretanto NUNCA DEVE SER ADMINISTRADA POR VIA ENDOVENOSA. É muito utilizada para tratamento das duas formas de Diabetes Mellitus (exceto nas emergências), seu efeito hipoglicemiante inicia em média 02 horas após administração subcutânea, e esgota-se em aproximadamente 20 horas após.
C-3 Ação Prolongada
Esta preparação consiste na suspensão de cristais de insulina zinco associada com protamina de zinco, portanto, partículas grandes, destinadas a lenta dissolução, o que retarda seu inicio de ação, porém, com efeito hipoglicemiante de longa duração. Essa insulina não deve ser administrada na mesma seringa com a insulina de ação rápida. O seu uso é limitado.
Recentemente iniciou-se a comercialização da Insulina Glargina que consiste em uma insulina humana análoga produzida por tecnologia DNA recombinante utilizando a Escherichia Coli (Cepa k12) com duração de ação prolongada que pode permitir a administração única diária, entretanto como ocorre com as demais insulinas, o tempo de ação da insulina glargina pode variar consideravelmente em diferentes indivíduos, e no mesmo individuo.
D – Bomba de Insulina
A bomba de insulina também conhecida como Bomba de Infusão em Insulina ou Sistema de Infusão Continua de Insulina consiste em uma pequena bomba implantada no corpo para liberar insulina de maneira contínua ao longo do dia. A liberação de insulina é comandada pelo usuário da bomba através de um controle remoto. Podem ser liberados bolus de insulina (várias