INSUFICIENCIA RESPIRATORIA NOVO
EQUIPE:
CARLA KEULE
DELEON BANDEIRA
STAEL ROCHA
TURMA:FINO8S1
PROFª: BARBARA BAHIA
INSUFICIÊNCIA RESPIRATORIA-IR
A insuficiência respiratória (IR) pode ser definida como a condição clínica na qual o sistema respiratório não consegue manter os valores da pressão arterial de oxigênio (PaO2) e/ou da pressão arterial de gás carbônico (PaCO2) dentro dos limites da normalidade, para determinada demanda metabólica.
TROCAS GASOSAS:
VENTILAÇÃO
Processo cíclico, responsável pela renovação do gás alveolar.
Alterações da ventilação podem correr de forma localizada ou global,levando a prejuízo da lavagem do gás carbônico e ao aporte de oxigênio.
PERFUSÃO
Características de um sistema hidráulico de baixa pressão, complacente e de baixa resistência, podendo ser alterada por:
Obstrução
intraluminal;
Redução do leito vascular; Colabamento vascular por hipotenção. RELAÇÃO
VENTILAÇÃO/
PERFUSÃO
(v/q)
DIFUSÃO
As situações polares dos dirtúrbios V/Q são representados por alvéolos ventilados, mas não perfundidos e pela situação oposta. De um ponto de vista, prático, alterações da relação V/Q são as causas mais comuns de distúrbios das trocas gasosas. O fluxo de oxigênio é dirigido pela maior pressão no nível alveolar em relação ao sangue capilar. Diferentes fatores podem influenciar a capacidade de difusão pulmonar, alterando, assim, os valores dos gases sangüíneos.
CLASSIFICAÇÃO E CAUSAS DA - IR
A IR, é classificada em tipo I (hipoxêmica) e tipo II (hipercápnica).
Na IR tipo I, também chamada de alveolocapilar, os distúrbios fisiopatológicos levam à instalação de hipoxemia, mas a ventilação está mantida.
Causas IR tipo I
Exemplos:
*Sara
*Pneumonias
*Atelectasias
*Edema Pulmonar
Nos casos de IR tipo II, ocorre elevação dos níveis de gás carbônico por falência ventilatória. Além disso, também é comum hipoxemia em pacientes, respirando ar ambiente. Esse tipo de IR também é chamado de insuficiência ventilatória.
Causas IR tipo I I
Exemplos: