Trabalho SInopse
SINOPSE DO TEXTO 4: COMPROMISSO DO EDUCADOR DE JOVENS E ADULTOS (GADOTTI, Moacir).
Na atuação pedagógica deve ser acrescentada a dimensão educativa, que lhe é imputado por força de sua própria definição institucional. O professor-instrutor qualquer um pode ser, dado que é possível ensinar relativamente com o que se sabe, mas professor/educador nem todos podem ser, uma vez que só se educa o que se é.
A língua portuguesa não dá conta de exprimir com precisão o que de fato ocorre na realidade em vez de ser, é sendo, ninguém é educador. Alguém torna – se educador ou deseducador no decorrer da existência no incessante processo de estruturação/desestruturação dos equilíbrios pessoais e coletivos provisórios, na teia das relações sociais, no fluxo permanente das interações entre teoria e práxis.
Por outro lado não há como fugir de uma análise da inserção do professor na sociedade concreta, abordando todas as dimensões de seu papel – atribuído ou conquistado. E não se trata de qualquer sociedade, trata – se do educador de jovens e adultos, na sociedade brasileira neste final de século.
Pela educação queremos mudar o mundo, a começar pela sala de aula. Pois grandes transformações não se dão apenas como resultados dos grandes gestos, mas de inciativas cotidianas, simples e persistentes. Portanto não há excludência entre projeto pessoal e o coletivo ambos se completam dialeticamente.
Refletir sobre as funções do educador, rever estratégias de ação, trocar experiências, propor políticas e até mesmo assumir a pedagogia da indignação, só é eficaz no coletivo, pois as atitudes isoladas, além do enfraquecimento da ação pode gerar arrogância ou se transformar numa lamentação que ninguém toma a sério.
E para não ficar apenas no cotejo dos conteúdos escolares e os códigos culturais locais e sociais, necessita – se estender a reflexão sobre todas as relações do professor com o aluno.
Didaticamente o professor autoritário