Instrutor de transito
Você vai perceber que não precisa deixar de usar o carro para economizar combustível, basta fazer a manutenção periódica e usá-lo com eficiência, evitando desperdícios.
PEQUENAS MUDANÇAS, GRANDE ECONOMIA Abasteça com combustíveis de boa qualidade. O barato pode sair caro. Não acelere antes de desligar o motor.
Antes de sair de casa, planeje bem o itinerário. Evite as vias mais congestionadas, mesmo que isso aumente o percurso em alguns quilômetros. Planejando o seu itinerário, você consegue organizar sua rotina e otimizar suas atividades.
Não estique as marchas. Trocálas na rotação correta do motor reduz o consumo.
Ao avistar o sinal vermelho, tire o pé do acelerador. Com isso, você economiza combustível e prolonga a vida útil dos freios.
Evite ficar parado com o motor ligado por mais de dois minutos. Você gasta menos combustível se desligar o carro e ligá-lo novamente.
Arrancadas e freadas bruscas aumentam o consumo, acarretam o desgaste prematuro do veículo e podem causar acidentes.
Não use o carro para ir a lugares muito próximos. Ande a pé ou de bicicleta. Esta atitude faz bem à saúde e economiza combustível.
Mantenha sempre os pneus calibrados, a direção alinhada e as rodas balanceadas. Estudos indicam que pneus mal calibrados podem elevar em até 10% o consumo de combustível.
Não carregue peso desnecessário, nem sobrecarregue o carro. Isto força o motor e aumenta o consumo. Para cada 50kg de peso extra, o consumo pode aumentar 1%.
Seguindo estas orientações, você pode obter até 20% de redução no consumo de combustível. Isso equivale a ganhar dois meses a mais de combustível, por ano, para rodar com seu veículo.