Instrumentos ópticos : binoculo
Sua principal finalidade é a obtenção de imagens ampliadas, de tal maneira que seus menores detalhes possam ser observados com perfeição.
A lupa, também é chamada de microscópio simples e consiste em uma lente convergente, logo, cria imagens virtuais.
Em linhas gerais, qualquer lente de aumento pode ser considerada como uma lupa. Há tipos que constam de um suporte contendo a lente, uma armação articulada, onde é colocada a lâmina que contém o objeto a ser observado e um espelho convergente (o condensador) para concentrar os raios luminosos sobre o objeto. Este deve ser colocado a uma distância da lente, menor que a distância focal da mesma. Objetivos A Lupa é o mais simples instrumento óptico de observação. Também é chamada de lente de aumento.Uma lupa é constituida por uma lente convergente com distância focal na ordem de centímetros, capaz de conjugar uma imagem virtual, direta e maior que o objeto.
No entanto, este instrumento se mostra eficiente apenas quando o objeto observado estiver colocado entre o foco principal objeto e o centro óptico. Quando uma lupa é presa a um suporte recebe a denominação de microscópio simples.
O estudo da Óptica é de grande importância para a Física, pois através dele diversos conceitos e explicações sobre muitos fenômenos foram deduzidos. É fácil perceber em nosso dia a dia o uso de múltiplos instrumentos ópticos. Nessa parte da Física denominamos instrumento óptico toda combinação conveniente de dispositivos ópticos, como espelhos, prismas e lentes. Sendo assim, os instrumentos ópticos têm como principal função fornecer imagens ampliadas de objetos