Instrumentos laboratoriais
BALÃO DE DESTILAÇÃO: É uma vidraria utilizada em laboratórios com principal objetivo de conter algum líquido (mistura) que será levado à ebulição para que o componente mais volátil seja completamente vaporizado e posteriormente destilado. Possui fundo chato e é constituído de borossilicato.
CONDENSADOR: É um equipamento que tem como finalidade condensar vapores, principalmente em destilações. São colunas de vidro com tamanho variável entre 10 cm e 1,7 metros, dentro das quais existem tubos em forma reta, espiral ou bolas sequenciais. É comumente utilizado em conjunto com o balão de destilação. No condensador a água entra por baixo e sai por cima. Existem dois tipos de condensadores: Condensadores Friedrich(espiral) e Condensadores Allihn (bolas).
PROVETA: é um tubo cilíndrico com base e aberto em cima, que pode ser fabricado com plástico ou vidro. Sua principal característica é a presença de medidas em toda a sua extensão. É utilizada para medição de volumes de líquidos, com baixa precisão. Sua graduação pode ser variada, assim como sua altura.
PIPETA: é um material de laboratório muito utilizado, e sua função principal é transportar quantidades precisas de material líquido. São usadas, por exemplo, em diversos exames médicos e no estudo da biologia molecular. Existem diversos tipos, como a pipeta graduada, pipeta volumétrica, a pipeta automática e também as micropipetas (para quantidades muito pequenas de líquido). Um tipo de pipeta mais barata é a Pipeta de Pasteur, utilizada geralmente para pingar líquidos em outras substâncias.
PIPETA VOLUMÉTRICA: Usada para medir e transferir volume de líquidos, não podendo ser aquecida, pois possui grande precisão de medida. Mede um único volume, o que caracteriza sua precisão.
PIPETA GRADUADA: Possui graduações ao longo de seu corpo, possibilitando a sucção de variadas quantidades de líquido. É utilizada para medir pequenos volumes, não sendo muito precisa. Mede volumes variáveis