Instrumentos laboratoriais
QUIMICA
INSTRUMENTOS LABORATORIAIS
Ana Carolina Candido Pizzatto;
3º ano E.M. “A”;
Prof.º João Paulo Facha.
Dois Córregos, S.P.
20/03/2015
DESENVOLVIMENTO
Os instrumentos devem ser constituídos por materiais de alto nível de qualidade, uma vez que são utilizados para experimentos que necessitam de medições precisas e qualquer irregularidade no recipiente reflete no produto final da reação, são submetidos também a impactos químicos e físicos extremos o que necessita que sejam de alta resistência. Para manter esse alto padrão de qualidade todos os instrumentos passam pela inspeção do ISO (Organização Internacional para Padronização), onde recebem certificados de qualidade e todo ano devem passar por uma recalibragem. Os instrumentos devem se encontrar em perfeito estado sem nenhum racho ou trincado.
A limpeza dos instrumentos é extremamente necessária para que não ocorra contaminação, evitando desse modo que aconteça alguma alteração ao final da reação química. Sua higienização deve ser feita logo após a utilização, variando o modo de limpeza conforme a utilização e caso a lavagem não possa ser realizada imediatamente após o uso tais instrumentos devem ser mantidos dentro de um recipiente contendo água morna e sabão.
Soluções solúveis: Deve ser feita com água deionizada, de três a quatro vezes e deixando secar naturalmente.
Soluções insolúveis: Lavar com água deionizada após a lavagem deixar descansar, repita de três a quatro vezes e se necessário use solventes.
Ácidos fortes: Lavar com água abundante sobre um exaustor quatro vezes.
Bases fortes: Sob um exaustor lavar com água abundante e deixar secar naturalmente.
Ácidos e bases fracos: Higienizar com água deionizada de três a quatro vezes e deixar secar.
Existe também algumas vidrarias especiais, as quais requerem uma lavagem diferenciada.
Quando utilizadas em química orgânica: Deve-se usar um solvente adequado e indicado pelo fabricante, todo o