Instrumentos de precisão
INSTRUMENTOS DE PRECISÃO
ROTEIRO 1
Sumário
1. INTRODUÇÃO 3
2.OBJETIVOS 5
3. MATERIAL UTILIZADO 6
4. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 8
5. CONCLUSÃO 10
6. MEMÓRIA DE CÁLCULO 11
7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 13
1. INTRODUÇÃO
Grandeza é tudo aquilo que envolve medidas. Medir significa comparar quantitativamente uma grandeza física com uma unidade através de uma escala pré-definida. Nas medições a grandeza sempre deve vir acompanhada de unidades. Exemplos de grandezas: comprimento, massa, velocidade etc.
A metrologia é a ciência das medições, abrangendo todos os aspectos teóricos e práticos que asseguram a precisão exigida no processo produtivo, procurando garantir a qualidade de produtos e serviços através da calibração de instrumento de medição e da realização de ensaios,sendo a base fundamental para a competitividade das empresas.
A metrologia diz respeito ao conhecimento dos pesos e medidas e dos sistemas de unidades de todos os povos.
Ao se fazer a medição de uma grandeza física,o valor encontrado pode não coincidir com o valor real da mesma. Quando este resultado for aplicado, é necessário saber com que certeza a grandeza física é representada pelo número obtido. Deve-se, então, poder expressar a incerteza de uma medição em termos que sejam compreensíveis a outras pessoas e para isto usa-se uma linguagem padronizada e métodos adequados para combinar incertezas dos diversos fatores que influenciam no resultado.
Para os casos onde é realizada uma única medida x é a própria medida e para várias medidas é a média dos valores medidos. O é chamado de desvio para várias medidas, para uma única medida é chamado de incerteza, e tem o valor da metade da menor medida do instrumento.
A densidade é uma grandeza física que se define como sendo a propriedade da matéria que nos permite conhecer a quantidade de massa existente num dado volume.Tendo esta definição, se infere que um corpo é mais denso