Instrumentos de Política Comercial: Brasil x China
INTRODUÇÃO
3
CAPITULO I – Globalização: algumas considerações
4
CAPÍTULO II – Brasil e China: um panorama
5
CAPÍTULO IIII – Brasil e China: Importações e Exportações
7
CAPÍTULO IV – Instrumentos de política comercial
12
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
15
INTRODUÇÃO
Neste trabalho objetiva-se elaborar um conciso estudo descritivo sobre as relações comercias entre Brasil e China.
Assim, no decorrer destas linhas, como fator de contextualização, o leitor encontrará algumas considerações sobre o fenômeno da Globalização, as suas nuanças e o quanto a mesma influencia na formação de organizações e acordos multilaterais entre países ao redor do globo.
Além disso, há a tentativa de traçar, por meio de um percurso histórico, um panorama das relações comerciais do Brasil com a China, considerando os principais produtos comercializados, os dados sobre exportações e importações brasileiras e os eventuais acordos estabelecidos. Ainda será apontado alguns instrumentos de política comercial adotados pelo Brasil.
Para cumprir os objetivos pautados acima, este trabalho terá como base central as informações disponibilizadas pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e será fundamentada com pesquisas da fortuna critica disponível em sites, livros e periódicos acadêmicos sobre o tema. Vale salientar que, neste trabalho, não se pretende estabelecer uma análise crítica e aprofundada das questões políticas, econômicas e/ou de quaisquer outras relacionadas às relações comerciais entre os dois países em questão, mas sim, elaborar um roteiro histórico-descritivo sobre o mesmo.
Este adendo contratual como o leitor destas breves considerações faz-se jus, pois é imperativo ressaltar que todas as informações encontradas aqui partem das perspectivas limitadas e ainda não devidamente lapidadas de alunos iniciantes em temas concernentes às políticas econômicas internacionais.