Instrumentos de navegação
• Astrolábio:
É um instrumento de navegação utilizado para medir a altura dos astros e determinar a sua posição. Era formado por um disco de latão graduado na sua borda, um anel de suspensão e uma espécie de ponteiro. • Bússola:
A bússola, também com o nome de agulha marear, era um importante instrumento de navegação. Na altura em que foi inventada, era apenas uma agulha magnetizada que flutuava sobre a água, tendo uma das suas pontas viradas para o norte.
Essa indicação permitia que os navegadores se orientassem em alto mar.
Há rumores que indicam que no séc. XIV, esse instrumento de navegação passou a ser utilizado com uma base de cartão, com o desenho da rosa-dos-ventos.
• Balhestilha:
Há quem diga que foram os portugueses que inventaram a balhestilha. A origem do seu nome é balhesta, o mesmo que besta, arma medieval, devido à sua semelhança.
É constituída por uma régua de madeira (virote) com uma sessão quadrada na qual se enfia a soalha que corre perpendicularmente ao virote.
A leitura do astro era feita no ponto da escala gravada. Para medir o sol, media-se de costas para o astro para não ferir a vista.
• Quadrante:
O quadrante era um instrumento muito antigo, já usado pelos navegadores portugueses, no séc. XV (ano de 1460, ano também da morte do rei Infante D. Henrique). Este instrumento permitia a determinação do lugar onde a embarcação se encontrava, e baseava-se na altura da Estrela Polar.
Este revolucionou bastante a navegação portuguesa, pois permitia saber se a embarcação se encontrava mais a norte ou a sul.