Instrumentos de comunicação e seu sentido estratégico.
Neste capítulo iremos falar sobre a importância dos instrumentos de comunicação e o seu sentido estratégico nas Relações Públicas.
Segundo Roberto Porto Simões, compreendem-se como instrumentos ou técnicas de Relações Públicas todos os recursos utilizados administrativamente como pertencentes à função de RP e, como tal, variáveis intervenientes no processo do sistema social organização-público que servem para controlá-lo. Deve-se ressaltar que tal controle é para o benefício do sistema, segundo princípios éticos.
As organizações utilizam diversos instrumentos ou meios de comunicação para, buscar e levar mensagens aos seus públicos. São de extrema importância porque ajudam a estreitar o relacionamento entre organizações e público alvo.
Os instrumentos de comunicação na empresa se dividem em dois segmentos, politicas, normas e programas de ação e instrumentos que levam e trazem informações.
Se utilizados de maneira correta e estratégica, é o caminho para conseguir chegar ao objetivo final do planejamento estratégico. Os instrumentos têm como principal objetivo colocar em pratica tudo o que se planeja. É através deles que concretizam os projetos.
Segundo a professora Margarida Kunsch, as organizações modernas, para se posicionar perante a sociedade e fazer frente a todos os desafios da complexidade contemporânea, precisam planejar, administrar e pensar estrategicamente a sua comunicação. Não basta pautar-se por ações isoladas de comunicação, centradas no planejamento tático, para resolver questões, gerenciar crises e gerir veículos comunicacionais, sem uma conexão com a análise ambiental e as necessidades do público, de forma permanente e estrategicamente pensada.
(KUNSCH, Margarida M. Krohling. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. 4ª Ed. São Paulo: Summus, 2003., p. 245).