Visão de Relacionamentos - Relações Públicas
Relações Públicas pode ser definida como um caminho formal de comunicação entre a organização e o público, de forma planejada ou administrada, alcançando seus objetivos e equilibrando com as necessidades das duas partes. “Um modelo simétrico de duas mãos”. Colocando como uma ciência social aplicada, as Relações Públicas atingirão maior eficácia atuando em parceria com as outras subáreas da comunicação, segundo Margarida Kunsch.
Os profissionais de Relações Públicas aderem à visão de relacionamentos, pois, a partir dela, é possível realizar vínculos, relacionamentos estratégicos com públicos específicos com objetivos diversos como informar, planejar, administrar, gerar confiança e credibilidade em seus produtos e/ou serviços, que permitem maior facilidade na realização de sua função em uma organização.
Na prática, podemos dizer que os instrumentos da relação têm como base a comunicação em todas as suas formas, como um suporte de relacionamento entre as pessoas e as organizações.
Um exemplo benéfico do uso de relacionamentos é visto no texto “Em Busca de Novos Paradigmas” de Margarida Kunsch: no planejamento estratégico das Relações Públicas se deve mapear os públicos lincados a certa organização e criar uma comunicação frequente com esses públicos, formando um relacionamento estável que facilitará a administração de conflitos que possam ocorrer. Outro exemplo visto no mesmo texto é a comunicação interna que deve criar um relacionamento, uma integração entre os diversos setores de uma organização, propiciando um diálogo aberto, através de canais de comunicação livres entre direção e empregados. Os objetivos vantajosos são: criar um ambiente mais agradável, manter o público interno informado e com isso administrar conflitos e buscar soluções preventivas.
Numa pesquisa feita pelo professor Matheus Felizola, chamada “Visão de Relações Públicas”, ele diz que uso da comunicação no instrumento da relação “...