instrumento de avaliação na educação infantil
Entendemos que a educação é um processo contínuo e cultural do ser humano, a infância se caracteriza como categoria histórica social de direitos a uma prática educativa de qualidade compreendendo as especificidades da criança.
Dentro dessa visão a instituição infantil em creche e pré-escola, devem estar de acordo com a lei de diretrizes e bases da educação Nacional, aprovada em 20 de dezembro de 1996 no artigo 31, afirma que: “na Educação infantil a avaliação faz- se à mediante a acompanhamento e registro do seu desenvolvimento, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental”. A prática avaliativa das instituições infantis deverá cada momento da vida da criança no seu tempo de se desenvolver sendo, portanto significativa.
Para definir se, por instrumentos específicos para a avaliação nas classes de educação infantil, deve se considerar as singularidade e diferenças de cada proposta institucional e pedagógica da qual a criança participa. Por tanto, esses instrumentos foram divididos em duas etapas: a primeira apresenta sugestões em que o professor pode escolher de acordo com o projeto de aprendizagem que esta sendo desenvolvido pelas crianças, buscando atender peculiaridades e objetivos propostos, que são eles: Dossiê, Portfólio e atividades escritas.
No dossiê: as atividades são organizadas individualmente ou coletivas, obedecendo a uma sequencia cronológica do desenvolvimento da criança. Os professores podem colocar numa pasta ou colar no caderno, podendo ser uma ou mais de uma atividade por mês.
Portfólio: é um instrumento de registro construído coletivamente durante um período ou em um projeto de aprendizagem, sem a necessidade de estar em uma sequencia cronológica. Esta e uma comunicação escrita entre o professor e a criança ou entre as crianças da classe, o objetivo é registrar as conquistas das crianças na sua percepção individual ou coletivamente no processo de seu