instrumento coletade dados
6.1 - Questionário
- O Questionário, numa pesquisa, é um instrumento ou programa de coleta de dados. Se sua confecção é feita pelo pesquisador, seu preenchimento é realizado pelo informante. - A linguagem utilizada no questionário deve ser simples e direta para que o respondente compreenda com clareza o que está sendo perguntado. Não é recomendado o uso de gírias, a não ser que se faça necessário por necessidade de características de linguagem do grupo (grupo de surfistas, por exemplo) - Todo questionário a ser enviado deve passar por uma etapa de pré-teste, num universo reduzido, para que se possam corrigir eventuais erros de formulação.
6.1.1 - Conteúdo de um questionário:
6.1.1.1 – Carta Explicação
A Carta Explicação deve conter:
– A proposta da pesquisa; – Instruções de preenchimento; – Instruções para devolução; – Incentivo para o preenchimento e; - Agradecimento.
6.1.1.2 – Itens de Identificação do Respondente - Para que as respostas possam ter maior significação é interessante não identificar diretamente o respondente com perguntas do tipo NOME, ENDEREÇO, TELEFONE etc., a não ser que haja extrema necessidade, como para selecionar alguns questionários para uma posterior entrevista (trataremos das técnicas de entrevistas posteriormente).
A criação dos itens formulário segue as regras abaixo.
6.1.1.3 – Itens sobre as questões a serem pesquisadas.
6.1.1.3.1 – Formulário de itens sim-não, certo-errado e verdadeiro-falso;
Ex.: Trabalha? ( ) Sim ( ) Não
6.1.1.3.2 – Respostas livres, abertas ou curtas;
Ex.: Bairro onde mora: ______________________________
6.1.1.3.3 – Formulário de múltipla escolha;
Ex.: Renda Familiar: ( ) Menos de 1 salário mínimo ( ) 1 a 3 salários mínimos ( ) 4 a 6 salários mínimos ( )