INSTRUMENTAÇÃO
Fundamentos da
Instrumentação
INTRODUÇÃO
O conhecimento de alguns conceitos e definições é fundamental para que o técnico de instrumentação atue na instalação, manutenção e inspeção de instrumentos, bem como em projetos de instrumentação.
Processo Industrial
Nas indústrias, o termo processo tem um significado amplo. Uma operação unitária, como por exemplo, destilação, filtração ou aquecimento, é considerado um processo.
Quando se trata de controle, uma tubulação por onde escoa um fluído, um reservatório contendo água, um aquecedor ou um equipamento qualquer é denominado de processo. Processo é uma operação ou uma série de operações realizada em um determinado equipamento, onde varia pelo menos uma característica física ou química de um material.
Os processos industriais exigem controle na fabricação de seus produtos. Os processos são muito variados e abrangem muitos tipos de produtos como por exemplo: a fabricação dos derivados do petróleo, produtos alimentícios, indústria de papel e celulose, etc. Um processo pode ser controlado através de medição de variáveis que representam o estado desejado e ajustando automaticamente as outras variáveis, de maneira a se conseguir um valor desejado para a variável controlada. As condições ambientais davem sempre serem incluídas na relação de variáveis de processo.
Variáveis de Processo
São condições internas ou externas que afetam o desempenho de um processo, em todos os processos industriais é absolutamente necessário controlar e manter constantes algumas variáveis de processo, tais como pressão, vazão, temperatura, nível, pH, condutividade, velocidade, umidade, etc.
SENAI
1
Instrumentação Geral
Variável Controlada
A variável controlada de um processo é aquela que mais diretamente indica a forma ou o estado desejado do produto. Consideremos por exemplo, o sistema de aquecimento de água mostrado na figura 1.
Figura 1 – Sistema de aquecimento de água
A