Instrumentação
Pressão
1° tarefa: Calibrar um transmissor de pressão LD-301 da Smar e preencher a ficha de calibração.
2° tarefa: Calibrar um pressostato PSH, 10% acima do set point.(a ser definido por ele).
OBS (o contato deveria ser NF, porem lá esta NA, você pode alertar o instrutor porem se mudar o contato, na hora de alinhar a planta a solenóide irá intertravar e não irá liberar o ar de pressurização do sistema. Portanto deixe o contato do pressostato como estava).
3° tarefa: Gerar sinal de 4 a 20mA na PCV (posicionador inteligente da smar).
4° tarefa: Dar partida no processo seguindo o procedimento que o instrutor irá entregar.
5° tarefa: Colocar o controle em automático e fazer a sintonia alterando os parâmetros de PID do controlador CD-600 da Smar.
Puxando a frente do CD-600 igual ao antigo CS-500,no lugar daquele teclado numérico tem apenas um botão “normal/config” , pressionando uma vez , no display que aparece o set point e variável,irá mudar para KP KI e KD, e você altera os valores pelas setas↑↓ do set point. Ao terminar a sintônia pressionar novamente a tecla “nomal/config” , ou se ficar 5seg sem nenhuma alteração ela já passa automaticamente para indicação da variável manipulada.
Sei que não é usual para o controle de pressão colocarmos a derivativa, mas cabe ressaltar que devemos fazer apenas a sintonia para o controle PI, pois em um dos testes de eficiência do controle que o instrutor fez, foi despressurizar toda a planta e botar o controle para corrigir, você pode imaginar a bagunça que seria se tivesse colocado a derivativa né!!!
6° tarefa: Analisar o fluxograma e completar o que esta faltando de acordo com a planta de processo que você estava trabalhando(no meu caso faltava a interligação elétrica entre o PIC e a PCV e, interligação pneumática entre o posicionador e a válvula).
Você terá 4 horas para cumprir está prática.
OBS - São 5 as práticas sorteadas, eu fiz as duas descritas acima, a pessoa