INSTRUMENTAÇÃO PARA ÁGUA DE SELAGEM
CÂMPUS: GOIÂNIA
CURSO: TECNICO EM MECÂNICA
DISCIPLINA: INSTRUMENTAÇÃO E PROCESSOS
PROF. SÉRGIO MATEUS
INSTRUMENTAÇÃO PARA ÁGUA DE SELAGEM
ACADÊMICOS:
Paulo Sérgio Garcia Regis
Jair Silva Mota
GOIÂNIA
2014
Introdução
Bombas centrífugas de polpa são amplamente utilizadas em processos industriais, incluindo as plantas de mineração. Estes equipamentos necessitam de um selo para seu eixo, e este é normalmente lubrificado e arrefecido com água. Este sistema de água de selagem deve atender aos requisitos de processo e dos fabricantes de bombas com relação à sua pressão e vazão. Com o objetivo de atender estes requisitos, são instalados nas linhas de selagem instrumentos de monitoração e controle, de forma a assegurar a correta condição de operação das bombas. A incorreta utilização da instrumentação e controle e, conseqüentemente, o funcionamento das bombas fora das condições especificadas geram problemas na eficácia do processo industrial e podem resultar na danificação das bombas. Por isso, é essencial que a instrumentação utilizada na selagem seja corretamente projetada, de forma a assegurar a especificada condição operacional das bombas.
Bombas de Polpa
De acordo com a publicação da WARMAN (1998), toda bomba centrífuga de polpa normalmente possui um eixo passante através de seu invólucro, apoiado sobre um mancal. Consequentemente, todas necessitam de um selo para o eixo. Desta forma, evita-se que a polpa contida na câmara interna da bomba (alta pressão) flua para a parte externa (baixa pressão).
Selos tipo gaxeta têm sido tradicionalmente utilizados e, com cuidados e atenção apropriados, tornam-se uma solução de selagem confiável e de baixo custo.
A gaxeta fica enclausurada na caixa de gaxeta, contida no invólucro da bomba. O eixo é normalmente protegido através de uma luva, que é feita com um material resistente a desgaste para prolongar a sua vida útil.
Em bombas de água, o