Instrumentação Industrial
Hugo Silva
Engenharia de Produtos-Pressão Mecânica
WIKA do Brasil
Resumo:
Nível talvez não seja a variável mais comum usada em aplicações industriais, mas certamente é a mais amplamente utilizada se considerarmos os recursos disponíveis no mercado para realizar a medição desta grandeza. A importância desta medição para a indústria vai além da própria operação do processo, também é aplicada para fins econômicos através dos cálculos de custo e inventário.
Os sistemas de medição de nível variam em complexidade desde simples réguas, controles visuais e bóias até indicações remotas, por registros e por meios de instrumentos automatizados. Entretanto, neste artigo, vamos nos limitar a medição de nível pela aplicação da pressão diferencial e pressão hidrostática em tanques. Introdução:
Na indústria de controle de processos, costuma-se definir a grandeza nível, como sendo a determinação da posição de uma mistura entre dois meios, podendo eles ser um líquido, um sólido, ou mesmo a combinação entre um líquido e um sólido, um líquido e um gás ou vapor. Mas usualmente, o emprego da medição de nível nas indústrias é configurado para determinar a altura da coluna de um reservatório, onde o meio, quase sempre, é um líquido.
Em função da evolução tecnológica, dos níveis de exigências das diversas aplicações industriais, dos requisitos e normas de segurança, como exemplo, a determinação de nível em tanques da indústria nuclear que motivou acidentes graves. Nos últimos anos foi desenvolvidos diversos tipos de instrumentos de medição de nível com precisões que chegam a ± 0,5mm.
Classificação e tipos de medição:
Na maioria das literaturas técnicas, a medição é classificada como sendo direta ou indireta. Esta classificação é dada pela forma como medem o nível.
Usando a medição direta, comparamos diretamente a distância entre o nível do produto a ser medido e um referencial pré-definido. Neste tipo de medição