2 Modulo Sensores Cap2a5
15165 palavras
61 páginas
pag. 1Instrumentação e Controle
2. Pressão
A pressão é resultado da energia potencial aplicada em, ou contida por um fluido. É a medida da força por unidade de área exercida sobre a superfície em contato com o fluido.
A pressão atmosférica padrão vale 101.325 Pa absoluto. Essa é a pressão aproximada ao nível do mar. A pressão atmosférica é portanto uma medida de pressão absoluta.
A pressão P de uma força F distribuída sobre uma área A é definida como:
O valor da pressão atmosférica diminui com o aumento da altitude.
P=
F
A
A unidade elementar de pressão oficialmente aceita pelo Sistema Internacional é o Newton por metro quadrado (N/m2), denominada Pascal
(Pa).
Por exemplo, uma pessoa de massa 80 kg, apoiada sobre uma superfície de 1 metro quadrado fará com que essa superfície provoque uma pressão, se a força estiver igualmente distribuída sobre a área, de:
P=
mg 80kg × 9,80665m / s 2
=
= 784,5Pa
A
1m 2
Considerada a aceleração da gravidade de
9,80665 m/s2.
Precisamos medir a pressão para:
• Proteger o equipamento
• Proteger as pessoas
• medir outra variável por inferência (vazão, nível, etc.)
• Determinar a qualidade do produto (ar comprimido, vapor, etc.).
Na famosa experiência de Torricelli, ele encheu totalmente um tubo com mercúrio e o embocou num recipiente cheio com mercúrio não permitindo que nenhuma quantidade de ar penetrasse pelo tubo na sua manobra.
Pressão atmosférica 760 mm
Fig. 2.1
Foi observado que o líquido desceu até uma altura de 760 mm. Na região vazia no topo do tubo foi formado um vácuo absoluto, já que nenhum ar penetrou pelo tubo.
O peso da coluna de mercúrio não desceu porque permaneceu sustentada pela pressão atmosférica exercida sobre a superfície do líquido no recipiente.
Ficou então definido que a pressão atmosférica é aquela necessária para sustentar o peso de uma coluna líquida de mercúrio à altura de 760 mm.
Se a medida do comprimento foi perfeita ou
Pressão Absoluta
Pressão medida a partir do vácuo ou zero
absoluto.