Instrumentação - Eletromecanica
Os aparelhos de medidas elétricas são instrumentos que fornecem uma avaliação da grandeza elétrica, baseando-se em efeitos físicos causados por essa grandeza. Vários são os efeitos aplicáveis, tais como: forças eletromagnéticas, forças eletrostáticas, efeito Joule, efeito termoelétrico, efeito da temperatura na resistência, etc...
TEORIA DO ERRO
Introdução:
Erro – Conceito segundo o V.I.M. (Vocabulário Internacional de Metrologia) Resultado de uma medida menos o valor verdadeiro do mensurando.
Uma vez que o valor verdadeiro não pode ser determinado, utiliza-se, na prática um valor verdadeiro convencional.
E = Vm – Vv
E = Erro Vm – Valor medido Vv – Valor verdadeiro
Conceitos:
Os erros podem ser classificados como:
Grosseiros
Sistemáticos
Aleatórios (Acidentais ou residuais)
Graves ou grosseiros:
São em sua maioria de origem humana, como a má leitura dos instrumentos, ajuste incorreto e aplicação inapropriada, assim como equívocos nos cálculos. Um erro grave típico é o erro por efeito de carga ou erro de inserção.
Erros Sistemáticos e Aleatórios:
Os erros sistemáticos são devidos a defeitos constantes do método escolhido, do instrumento (escala descalibrada, zero desajustado) ou da pessoa que faz a medição (por exemplo, se dispara o cronômetro sempre demasiado tarde ou cedo).
1
Rosber Saldanha Mota
São erros que se reproduzem sempre nas mesmas condições, afetando o resultado sempre no mesmo sentido.
Os erros acidentais são devidos a causas fortuitas de que se não tem perfeito conhecimento, afetando o resultado umas vezes para mais outras para menos. Podese aplicar um cálculo estatístico da Teoria das Probabilidades para expressá-lo.
Os erros sistemáticos podem eliminar-se, uma vez conhecidos a sua causa.
Para isso é necessário fazer variar as condições da experiência, o método e o observador. Os erros acidentais não podem eliminar-se; é, no entanto possível atenuar os seus efeitos, aumentando o número de