Instrumentação aplicada em sistema hidrostático
UNIDADE CORAÇÃO EUCARÍSTICO
Engenharia Mecânica
Instrumentação para Engenharia Mecânica
Nivaldo Miranda
INSTRUMENTAÇÃO APLICADA NA TRANSMISSÃO DE TORQUE:
Sistema Hidrostático.
Belo Horizonte
Novembro 2011
1 Objetivo:
Apresentar a instrumentação aplicada na transmissão de torque de um sistema hidrostático utilizado em carregadeiras sobre rodas dos fabricantes de equipamentos tais como Liebherr, Terex, entre outros. Com isso consolidar os conceitos aprendidos em sala de aula.
2 Desenvolvimento Teórico:
O novo sistema não utiliza o conversor de torque nem a transmissão powershift que possui uma limitação de rendimento como nos sistemas convencionais figura 1, mas sim um sistema de translação hidrostática com uma caixa de marchas automática. A vantagem deste novo e revolucionário sistema é que a sua manutenção e operação é muito mais simples e barata e extremamente robusto. Em relação aos modelos similares, o consumo de combustível foi reduzido em impressionantes 25%. Isto significa um consumo menor de combustível de 4 a 6 litros por hora.
- Transmissão por conversor de torque:
(a) (b)
Figura 1: a) Conversor de torque e b) Sistema convencional de transmissão powershift.
O gráfico 1 apresenta a curva de tração x velocidade de translação de uma caixa de transmissão powershift com conversor de torque. Nota-se que há uma área de potência não aproveitada entre a potência demandada do motor diesel (potência disponível) e potência convertida em trabalho (área pintada).
[pic]
Gráfico 1: Tração x Velocidade – Sistema Convencional.
- Transmissão hidrostática:
Este sistema geralmente aplicado em equipamentos de movimentação de carga sendo utilizado em larga medida pela engenharia alemã de equipamentos, onde se utiliza um sistema hidráulico fechado