instrucoes para instalaçao hidraulica
A) Instalar a bomba o mais próximo possível da fonte de captação de agua, garantido a ausência de sólidos em suspenção tais como: areia, galhos, folhas, pedras, etc.
B) O local de instalação da bomba devera ser iluminado e seco, de fácil acesso para agilizar na hora da manutenção/inspeção, com espaço suficiente para ventilação do motor.
C) Não expor a bomba a ação do tempo, protegendo-a das intempéries ( sol, chuva, poeira, umidade, etc)
D) Fixar a bomba sobre uma base rígida e regular ( de preferencia de concreto ou alvenaria), isenta de vibrações. Procure manter um pequeno declive no sentido da captação.
E) Utilizar o mínimo possível de conexões na instalação, dando preferencia sempre as curvas no lugar de joelhos.
F) No caso das bombas com bocais de rosca, sugerimos instalar ( próximos aos bocais) uniões, tanto na canalização de sucção como no recalque para facilitar a montagem e desmontagem do conjunto.
G) Faça suportes para sustentar o peso das canalizações para que o mesmo não pressione a bomba.
H) Usar válvula de pé (fundo de poço) com um diâmetro superior ao da canalização de sucção. Instalar a válvula no mínimo 30 cm do fundo do local da captação, garantindo uma coluna de agua sobre a válvula suficiente para não entrar ar pela mesma.
I) Na sucção usar tubo com rosca. Vendar todas as conexões com vedante apropriado, evitando assim a entrada de ar. OBS: nunca roscar a tubulação de sucção além do final da rosca do bocal do caracol, evitando desta forma o travamento do rotor.
J) Quando a bomba for instalada numa cisterna ou reservatório, mantenha uma cesta distancia entre a canalização de abastecimento desse reservatório e o ponto de sucção da bomba, evitando assim, a sucção de bolhas de ar.
K) Instale válvulas de retenção na tubulação de recalque a cada 20 mca (desnível mais perdade carga) conforme NBR 5626/98.
L) Nunca reduza os diâmetros das tubulações (bitolas) de sucção